Central de Atendimento

(48) 3524-5352

       

Configuração 8x2 é discutida no Fórum do TRC

  • 10/08/2015

Compartilhe:

Na última sexta-feira (31) integrantes do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga estiveram presentes no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília para mais uma reunião.

Desta vez, o tema central da discussão foi a configuração 8x2 em cavalos mecânicos. Durante a reunião os representantes do Fórum, solicitaram que o Denatran apresente algum documento que deixe claro que, a atual legislação de trânsito autoriza a circulação desse tipo de configuração.

Essa solicitação foi feita devido a uma série de problemas que diversas empresas que empregaram essa configuração em suas frotas estão enfrentando. Muitos desses veículos estão sendo barrados pelos agentes de trânsito e tendo a documentação apreendida. E para garantir o licenciamento dos cavalos mecânicos 8x2 os transportadores estão tendo que recorrer a justiça (leia aqui).

Em resposta a essa solicitação, o Denatran disse que estuda uma forma de deixar claro que a configuração 8x2 em cavalos mecânicos é legal por meio de alguma resolução. Diante de uma possível demora para que essa solicitação seja atendida, os integrantes do Fórum do TRC pediram o envio de um ofício do Denatran à Polícia Rodoviária Federal, para orientar os agentes sobre a legalidade desse tipo de configuração.

E para reforçar a legalidade dessa configuração, foi citada durante a reunião, a autorização dada pelo Denatran a Scania e a Volvo para fabricação de cavalos mecânicos 8x2.